People who are different change the world

14/06/2017

Coxinhas


Acho que o meu pequeno Vasco saiu nitidamente à mãe em matéria alimentar: gosta muito de petiscar e adora salgadinhos (e também come framboesas como se não houvesse amanhã e adora tudo o que tenha chocolate :)).

Como já estamos com um pé no Verão, época de praia, piqueniques e de partir à aventura com a lancheira às costas, hoje trago-vos uma receita de coxinhas, salgadinho tipicamente brasileiro que descobri recentemente e que adorei, ideal para estas aventuras.
A receita é adaptada de um video partilhado nas redes sociais e que entretanto lhe perdi o rasto, e tem por base a massa dos gnochi.
De todos os salgadinhos que fiz para o Vasco este é o que ele mais gosta. E com toda a razão porque é tão bom  que faço esta receita para todos. Ah e fez muito sucesso entre pequenos e graúdos na festa de aniversário dele.

Vamos à receita:

  • 400g de batata (conto como 18 partes)
  • 350g de mandioca (conto como 7 partes)
  • sal e pimenta qb
  • 2 colheres de sopa de manteiga de ervas
  • farinha loprofin qb


Coza a batata com a mandioca em bastante água e sal. Depois de cozida e sem deixar arrefecer reduza a puré, temperando com a manteiga de ervas, sal e pimenta a gosto. Junte farinha loprofin até ter uma massa moldável (geralmente cercam de 3-4 colheres de sopa). Deixe arrefecer.

Massa já pronta
Separe a massa em cerca de 20 bolinhas e molde como aparece nas fotos, usando o recheio da vossa preferência, mas eu eu uso sempre e recomendo jaca com molho barbeque (receita no blogue).
 

Depois de moldadas passe por maisena, substituto de ovo e pão ralado ou farinha de mandioca. O revestimento tem de ficar uniforme.


Frite em óleo bem quente ou congele.

E pronto é só saborear!

Paula Viegas


Sem comentários:

Enviar um comentário