People who are different change the world

09/12/2013

As merendeiras de Batata Doce da Avó Lydia, uma receita de Família.

Acabadinhas de fazer e ainda a arrefecer...
Merendeiras de Batata Doce
(Receita de Natal da minha Avó Lydia)

Para um kilo de batata, um kilo de açúcar.
Coze-se a batata e passa-se pelo passador. Depois deita-se a batata no açúcar que está em ponto alto e mexe-se sempre porque a batata queima-se. Em fervendo um bocado, junta-se-lhe uma pitada de canela, um bocado de manteiga e umas pedrinhas de sal. Retira-se e deita-se-lhe farinha de milho espoada até estarem boas para tender. Deixa-se arrefecer a massa e tendem-se numa tigelinha. Depois de tendidas pintam-se com um ou dois ovos batidos.
(óbvio que saltei este passo dos ovos batidos e é perfeitamente dispensável no resultado final e não caberia numa receita hipoproteica).

A receita está escrita para quem conhece o processo, omite alguns passos e deixa outros para adivinhar. É sempre assim, cada vez que mergulho no livro de receitas da minha querida e saudosa Avó Lydia, arrependo-me ao fim do primeiro passo. Ponto alto? Ó Meu Deus! Não sei o que é um ponto alto. Um bocado de manteiga? Espoada? Ok, quer dizer peneirada. Mas como é que eu faço isso com tudo em andamento? Tender numa tigelinha? Francamente, não consigo perceber. Eu lembro-me de elas serem feitas em casa da minha Avó quando eu era pequena e lembro-me perfeitamente que iam ao forno, apesar de este "pequeno pormenor" estar omisso na receita.

E assim foi, pus mãos à obra, preparei a "massa" de véspera e no dia seguinte de manhã chamei o meu pequeno colaborador para me ajudar a moldar as "broinhas". O João, feliz, fazia as bolinhas e eu transformava-as em broínhas. Vinte minutos depois de irem ao forno ficaram prontas. E é verdade, ficaram deliciosas. Uma dentadinha, fechar os olhos e relembrar a casa da Avó, é esse o milagre das receitas de família, transportam-nos na máquina do tempo.

Experimentem, são deliciosas e aguentam-se bastante tempo se forem bem conservadas num ambiente seco. Ficam bem na mesa de Natal e permitem ser partilhadas por todos.

*E passaram muito bem na prova do CCB.

Tabela do CGM para Fenilcetonúria:
Batata doce Cozida 1 Parte= 49gr
Farinha de Milho  1 Parte= 71gr

1 comentário:

  1. Adoro estas receitas antigas que só se baseam em apontamentos e servem apenas como orientação para quem as faz. É o cabo dos trabalhos para os outros executarem, mas enfim, têm outro encanto. A tua avó estará certamente orgulhosa de ti Sofia porque as broinhas estavam deliciosas. Bjs e obrigada

    ResponderEliminar