People who are different change the world

08/03/2013

O cesto de sexta feira do João - I Semana

Sopa de couve-flor com coentros frescos, massa penne com cenoura, feijão verde e pimento vermelho tudo cozido e ligado com molho branco aromatizado com queijo da Yoki, abacaxi com framboesas e um queque de morango.
A ementa do colégio hoje é composta por: sopa Primavera, esparguete com carne e fruta. 
Não sei o que é sopa Primavera por isso, seguindo o meu critério de variedade, fiz uma sopa de couve-flor diferente da dos outros dias da semana. O esparguete, podia ter feito o da Loprofin, mas na verdade ainda tinha uma porção no frigorífico de penne, e como sou muito poupadinha, lá foi outra vez a massa penne, que é muito boa.

Dica do dia: a utilização de ervas aromáticas enriquece e ajuda a variar os pratos, não carregando no valor proteico da refeição. 

6 comentários:

  1. Chefa Sofia, então o que é isso!!! Eu também repito algumas vezes, o tempo não dá para tudo. Muitas vezes o que faço é: faço para o jantar do Vasco dose dupla, portanto ele come ao jantar metade do prato que fizer e a outra metade leva para o almoço na escola no dia seguinte. Tento fazer o prato parecido ao da escola, mas nem sempre dá. Adorei a tua semana de cestas. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chef Paula,
      Eu também faço assim muitas vezes, dose dupla, até porque é mais fácil ficar bem cozinhado do que se for uma dose mínima. O desafio das ementas da escola, não é muito fácil, até porque não são muito imaginativas e a adaptação por vezes é quase impossível. E, por vezes ganhamos a léguas ao prato da escola! Nas frutas e nas sopas, acho que somos invencíveis.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Hummm, adorei esta semana das refeições.
    A dica da gelatina com a fruta é uma óptima ideia pois enche mais, e dá a sensação de saciedade.
    Tenho é pena que o André simplesmente recusa-se a comer fruta sem ser cozida e ralada. Nao consigo que coma assim partida aos bocadinho, muito menos gelatina.
    Na comida de lume come tudo, de resto fruta se for partida cospe logo tudo fora , agora até o bolinho de chocolate não quer.
    Só espero que crescendo comece a comer tudo. Beijinhos

    Há e os queques de morango estão com bom aspecto.
    Costumo juntar nesse bolo da taranis um pacote de pudim boca doce de chocolate ou de caramelo, ficam mt bons, só o André continua a não gostar. :(

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula!
    Ainda bem que gostou, esta espécie de "diário" das lancheiras do João também me ajudam a aprimorar as ementas e a não me repetir. Acho que na verdade, são um bom exemplo concreto do que é a realidade do dia a dia de um doente metabólico de palmo e meio. Muitas das vezes, olho para a comida do João e acho-a super saudável, adoro as sopas e as frutas. Os pratos principais, são mais complicados! E eles têm fases, a recusa dos cogumelos do João às vezes parece que dá comigo em doida. Estava de tal forma habituada a que ele comesse cogumelos que acho mesmo dramático que agora não o faça. Às vezes temos que fazer uma pausa e dar-lhes espaço. Os queques de morango, não gostei particularmente deles, mas desde que eles os comam, são mais uma alternativa! Devagarinho o André também irá aprender a apreciar as comidinhas todas.
    Ana Paula, vá dando notícias e partilhando as suas aventuras culinárias!
    Beijinhos para a Ana Paula e para o André
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. Sofia,

    Estou a adorar as lancheiras é Óptimo e da excelentes ideias!! Começo aqui a magicar as minhas comidas para o Gui :) que só ainda anda nos purés e já fiz algumas "invenções" e tudo aceite! :) O pior é a comida mais inteira, vem tudo para fora :(..andamos aqui numa luta, mas pouco a pouco chegamos lá!

    Beijinhos e espero que esta semana as lancheiras continuem :)
    Mª João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João!
      Já fiquei muito curiosa para saber dessas "invenções"! O Gui, não sei porquê (será das belas bochechas?), tem cara de quem vai ser um bebé gourmet! A luta pelos sólidos é sempre uma luta vitoriosa para nós e para eles que vão adorar "dar ao dente", nós é que temos que nos desdobrar para acompanhar os pedidos.
      Beijinhos para os dois e já saiu a primeira lancheira da semana!
      Sofia

      Eliminar