People who are different change the world

04/02/2013

Um preparado = Waffles + Panquecas + Crepes

Sou absolutamente fã de receitas ou misturas base, que podemos preparar em quantidade e guardar na despensa ou no frigorífico, para estarem sempre à mão e com elas confeccionar varias receitas (a mistura para omelete e um bom exemplo disso e eu já não passo sem ela). O site cookforlove tem também disponível uma receita base para waffles e panquecas que um dia destes experimentei e adorei os resultados. Então experimentei juntar um pouco mais de liquido (leite) à receita base e finalmente consegui fazer crepes!  E melhor ainda crepes com textura, aspecto e sabor deliciosos! A minha historia com os crepes é longa e cheia de frustrações. Já experimente pelos menos umas seis receitas de crepes e nunca consegui bons resultados, ora a mistura fica espessa, ora fica liquida e com textura de "borracha", ora nao espalha na frigideira, enfim...Mas esta receita meus amigos, fica no ponto!

Preparado base para waffles, panquecas e crepes:
390g de farinha Loprofin
1 colher de sopa + 1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar (omitir se quiser uma base mais neutra)
2 colheres de sopa de açúcar mascavado claro
6 colheres de sopa de manteiga bem fria e cortada aos cubinhos
Misture bem todos os ingredientes a excepção da manteiga. Junte a manteiga aos cubinhos e amasse com a ponta dos dedos até que a mistura fique granulada, tipo areia. Guarde em recipiente fechado no frigorífico. Conserva-se durante um mês.
Para preparar panquecas (para 3 panquecas):
60g preparado base
60gm de leite de arroz ou hipoproteico
1/2 colher de chá de sumo de limão
Misture bem os ingredientes. Unte ligeiramente uma frigideira com óleo e aqueça bem. Verta um terço do preparado. Deixe dourar de ambos os lados e está pronto. Repita com o restante preparado. A foto que tirei das panquecas não saiu bem, por isso não dá para vos mostrar.
Para preparar waffles (para 4 waffles):
120g preparado base
120gm de leite de arroz ou hipoproteico
1 colher de sopa de manteiga derretida
1/2 colher de chá de sumo de limão
Misture o leite com a manteiga e o sumo de limão e junte ao preparado, misturando bem. Quem tiver uma máquina de fazer waffles ainda melhor. Eu não tenho por isso inventei e utilizei um mini grelhador. Caso opte por esta solução unte ligeiramente o grelhador com oléo e aqueça bem. Verta um quarto do preparado. Deixe dourar de ambos os lados e está pronto. Repita com o restante preparado.

Para preparar crepes (para 4 crepes pequenos):
60g preparado base
90gm de leite de arroz ou hipoproteico
1/2 colher de chá de sumo de limão
Misture bem os ingredientes. Unte ligeiramente uma frigideira com oléo e aqueça bem. Verta um quarto do preparado. Deixe dourar de ambos os lados e já está. Repita com o restante preparado.


Na foto da esquerda estão os crepes prontos e na da direita crepe com banana caramelizada (leve 1 banana em rodelas numa frigideira antiaderente com uma colher de chá de manteiga e outra de açucar e deixe caramelizar) e canela.
Nota: as medidas a que acima faço alusão são de colher medida.

Para uma versão salgada é melhor omitir parte do açucar como referi acima (manter o açucar mascavado que é o que vai dar cor) e rechear com molho de legumes, cenoura e rebentos de soja salteados com molho de soja, bolonhesa, etc.
Para acompanhar ou rechear em versão doce sugiro banana caramelizada, açucar e canela, gelado, molho de frutos vermelhos, compota, mel, topping de chocolate... acho que não preciso de dar mais ideias certo ;) ?
Beijinhos
Paula Viegas

3 comentários:

  1. Viva Chef Paula!
    Obrigado pelas maravilhosas receitas de crepes, panquecas e waffles. O Jpoão é uma espécie de "monstro devorador de panquecas", e assim vamos atirar-nos alegremente às novidades! E adoro a possibilidade de guardar no frigo para vários dias. Os teus ovos da CFL, ficaram também um clássico cá em casa. As waffles serão para mim uma aventura porque nunca na vida me atrevi a sequer pensar em fazê-las. Eu tal como tu, ponho sempre uma colher de açúcar para dar cor, é um truque infalível e melhora também o sabor.
    Muito obrigado, adorei! E depois mostro-te uma foto das panquecas! Já as atiras ao ar? Hahahaha!
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Chefa,
    Uma dúvida, o fermento ´que usaste foi o royal ou o seco das saquetas?
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  3. Olá Chefa!
    O fermento utilizado é o em pó (tipo Royal).
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar