People who are different change the world

05/01/2013

Scones de batata doce

Acabadinhos de sair do forno e prontos a desaparecer
Já há que tempos que eu andava para experimentar fazer pão de batata doce sem me conseguir decidir pela receita ideal, até que a nossa amiga Adriana publicou uma de pãezinhos de mandioca no FB, e foi uma espécie de provocação, fui a correr fazer, com umas pequenas adaptações. O resultado é excelente mas para "pão" parecem-me demasiado pequenos e muito mais adequados a um acompanhamento de chá, permitindo tal como os scones serem partidos ao meio e devidamente recheados com manteiga ou doce. A cor amarela da batata doce fica perfeita para quem como eu embirra com o ar sempre deslavado dos nosso pãezinhos.

Receita para 8 scones de batata doce amarela:
  • 120gr de batata doce cozida e escorrida (3 partes Pku)
  • 30gr de farinha Maizena
  • 10gr de farinha hipoproteica da Loprofin
  • 10gr de manteiga com sal à temperatura ambiente
  • 1 pacotinho de fermento seco (daqueles que vem com a farinha)
Preparação:
  1. Esmaga-se grosseiramente com um garfo a batata doce já arrefecida e bem escorrida
  2. Misturam-se todos os ingredientes numa taça e bate-se bem a massa com uma colher de pau ( a quatro mãos) até ficar uma massa em bola com uma consistência homogénea
  3. Fazem-se 8 bolinhas com a mão e vão 25 minutos ao forno pré-aquecido
Ficaram deliciosos e o João adorou, devorando logo 3 de seguida e eu acompanhei com o dito chá. Done, quick and easy! 

Obrigado Dri! Vê, eu também comecei bem o ano a experimentar receitas novas.

2 comentários:

  1. Estou emocionada por ter te ajudado, vc que sempre me ajuda tanto, apesar da receita não ser minha fico feliz em ter testado ela e que eu tenha sido fonte de inspiração. Vou fazer também com batata. Ah e concordo com vc, não tem nada haver com pão, mas como a receita não era minha deixei esse nome mesmo. Para mim se parecem biscoitos, ótimos para tomar com um cafezinho ou um chá. E vamos nós testando receitas e fazendo deste ano um grande ano para culinária metabólica, rssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dri,
      Até o meu filho mais velho que torce sempre o nariz às coisas do João por melhor que fiquem, gostou imenso. Desapareceram num abrir e fechar de olhos. Vou tentar fazer uns com manteiga sem sal e juntando açúcar para ver no que é que dá. E também vou experimentar utilizando o fermento Royal para ver a diferença no sabor. Sucesso, como dizia a Dri, 20 valores.
      Beijinhos e obrigado
      Sofia

      Eliminar