People who are different change the world

12/11/2012

Finalmente Pão

Perto da altura em que o Vasco fez um ano de idade começei a experimentar receitas de pão. Consegui fazer uns melhores, outros piores e pelo menos 1 a 2 vezes por mês experimentava fazer pão. Foram várias as desilusões e lágrimas de frustração porque o pão é dos meus alimentos preferidos e eu tinha de conseguir preparar um pão digno desse nome para o meu filho. Acho que é o desejo legitimo de qualquer mãe dar o melhor ao seu filho. 
Vi a receita do site cook for love. Não me canso de apregoar as boas receitas que o site tem e recomendo mesmo que visitem e registem-se, é isso que mantém o site e a actividade da (verdadeira) Chef Brenda.
A receita do site contem ingredientes que cá não temos como amido de trigo, metamucil e farinha de tapioca. Aos poucos fui investingando alternativas e equivalentes para ultrapassar estas dificuldades, porque eu tinha a certeza que se haveria receita de pão boa, seria certamente aquela (e não me enganei :)) e portanto valeria a pena investir nela. Foi um processo longo, mas cheguei a bom porto.
Consegui fazer algumas adaptações na receita e, portanto este pão tem alguns produtos diferentes na sua composição, como polvilho doce (amido de mandioca que dá mais elasticidade ao pão) e uma fibra vegetal denominada psillium husk (ingrediente base do metamucil) que serve para dar estrutura ao pão. O psillium husk vende-se no Celeiro. Ambos os produtos foram autorizados pela dietista do Vasco. Fotos a seguir:

Esta receita fica melhor com a farinha Loprofin, porque é a única que tem por base o amido de trigo, que é o ingrediente principal na receita original. Se utilizarem aos outras farinhas o pão cresce menos e fica mais denso, mas saboroso na mesma, são necessários mais acertos neste caso mas eu ainda não consegui fazer. 
Aqui vai a receita adaptada da que consta no site cook for love:
Fermento: Misture numa tigela 60ml de água morna com 7 g do fermento que vem com a farinha e 1 colher de chá de açucar. Deixe ficar durante 10 m a repousar para activar o fermento. Fica com este aspecto:
Massa:
230g de farinha hipoproteica (preferencialmente Loprofin)
80g de polvilho doce
12 gm de psillium husk
2 colheres de sopa de flocos de batata (serve para dar sabor e cor)
2 colheres de chá de sal
270ml de leite hipoproteico (ou de arroz simples) morno
2 colheres de sopa de manteiga derretida
2 colheres de sopa de mel
Misture bem os ingredientes secos numa tigela (farinha, polvilho, psillium husk, flocos de batata e sal) com a batedeira na velocidade lenta. Misture à parte o leite, a mistura do fermento, a manteiga e o mel num copo alto. Junte a mistura liquida gradualmente aos ingredientes secos e bata em velocidade média durante 1 minuto. Deixe a mistura repousar tapada por 10m (serve para as farinhas absorverem bem o liquido).
Povilhe a bancada com farinha e deite a massa que deve estar espessa e pegajosa.
Povilhe um pouco de farinha por cima e amasse levemente juntando apenas uma quantidade minima de farinha para não se colar muito.
Para fazer pão de forma:
Se quiser fazer pão de forma coloque a massa numa forma de pão untada com manteiga. Tape com pelicula aderente untada (sem vedar muito senão o pão não cresce) e um pano de cozinha quente e humido. Deixe levedar num local aquecido durante mais ou menos 1 hora (ponho geralmente dentro do microondas). Quando tiver levedado, remova a pelicula, borrife a superfície do pão com água (para a crosta do pão não ficar rija) e leve ao forno pré aquecido a 180º, durante mais ou menos 1 hora. Aqui vai variar de forno para forno, tem de ir vigiando. Passado uma hora pincele a superfície do pão com manteiga derretida para alourar bem e leve ao forno por mais 15-30 minutos. Desenforme deixe arrefecer.

Para fazer pãezinhos
Para os pãezinhos ficarem mais fáceis de moldar eu costumo fazer a massa de manhã, coloco num saco de conservação untado levemente com azeite, deixo no frigorífico durante o dia e faço os pãezinhos à noite. Ou então faço a massa à noite e preparo os pãezinhos de manhã. Mas não é obrigatório, pode preparar os pãezinhos logo após amassar. A massa aguenta-se perfeitamente no frigiorífico durante 2 dias sem estragar. Se colocar a massa no frigorífico, retire a quantidade que vai preparar para a bancada povilhada com farinha e amasse um pouco só para ficar à temperatura ambiente. Molde pãezinhos, coloque num tabuleiro untado e adopte o mesmo procedimento do pão de forma, ou seja cobrir e deixar levedar por mais ou menos 45m. Retire a película, borrife a superfície do pão com água e leve a forno pré aquecido a 180º por mais ou menos 30 minutos. Pincele com manteiga derretida e leve novamente ao forno até alourar (mais 15-20m).
Para fazer wraps (ou tortilhas)
Mais uma vez aconselho deixar a massa no frigorífico por umas horas, para ser mais fácil moldar e não ser necessário juntar muito mais farinha.
Retire uma pequena bola de massa do preparado, tenda com o  rolo numa superficie enfarinhada. Aqueça bem uma frigideira antiaderente. Coloque o disco de massa na frigideira quente (não junte qualquer gordura) e deixe tostar de um lado e de outro, com cuidado para não assar de mais e ficar maleável. Deixe arrefecer e recheie a gosto.

Esta receita é muito versátil e o pão fica com bom sabor e consistência, mas é importante seguir todos os passos e ingredientes para conseguir bons resultados.
Espero que gostem!

8 comentários:

  1. Querida Chef Paula,
    Brindas-nos com mais uma lição sobre o o Pão perfeito. O aspecto é perfeito, quem me dera conseguir fazer uns pãezinhos assim para o meu João. É o meu calcanhar de Aquiles, o pão. Adoro pão e até agora, apesar de os resultados serem satisfatórios ficam muito longe do Pão, Pão que eu desejo dar ao meu filho. Pode ser que consiga com esta tua receita. Obrigado. Quanto aos wraps...sabes como somos fãs de crepes, panquecas e toda essa deliciosa família. Já está adoptada. Irá directamente para o meu livrinho das "Mais..."
    Beijinhos e ....temos Padeira Chef!

    ResponderEliminar
  2. OI amiga linda, esse seu pão está divino, infelizmente não temos alguns dos ingredientes q vc sita, mas tenho por exemplo a farinha de tapioca, por isso eu queria te pedir se fosse possível q me mandasse o link da receita original p eu ver o q consigo por aqui, lhe agradeço muito e estou muito feliz por vc ter alcançado esta vitória. Um grande abraço, Dri.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana,
      O link é http://www.cookforlove.org/. Tem de se registar para ver as receitas e é totalmente gratuito.
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Paula, obrigada pela receita, agora é deitar mãos há massa.
    E claro rezar para que fiquem bonitos como os seus.
    Paula sabe-me dizer se o polvilho doce e a colher de sopa de psillium husk tem alguma proteína?
    Obrigada e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quantos Pãezinhos dá + - ?

      Eliminar
    2. Olá Ana Paula,
      O polvilho doce e o psillium husk não contem proteínas.
      A receita dá para mais ou menos 20 pães pequenos. Mas tudo vai depender do tamanho que moldar os seus pães.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Paulinha o q é esse psillium husk? Qual a função?

    ResponderEliminar
  5. Olá Adriana, Como eu refiro no texto, o psillium husk é uma fibra vegetal que serve para dar estrutura ao pão.
    Beijinhos

    ResponderEliminar