People who are different change the world

26/12/2011

A primeira "verdadeira" ceia de Natal do Vasco

No Natal do ano passado o Vasco ainda estava na altura das sopinhas e purés de fruta, pelo que não fiz nada particularmente natalício para ele. Este ano, como ele já tem 20 meses e adora petiscar (nisso sai à mãe...) preparei, em paralelo com a ceia de Natal da restante família, umas versões adaptadas de algumas receitas que tradicionalmente faço e introduzi algumas pequenas inovações que dão para toda a família. Vamos lá então à ementa.

Entradas: Preparei para todos um patê de azeitonas (tapenade): a receita é simples e é uma mistura da versão bimby com umas ideias daqui e dali: 300g de azeitonas descaroçadas, 3 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sumo de limão, 1 colher de chá de oregãos, 1 dente de alho pequeno, sal a gosto. Triture até formar uma pasta. Servir bem frio com tostas (hipoproteícas para o Vasco é claro!). Este patê também pode ser utilizado como tempero de massa, desde que diluído num pouco mais de azeite, uma espécie de pesto de azeitona.

Sopa: Fiz caldo verde. Para o Vasco tive de fazer uma versão sem batata (neste momento não come nenhuma). Cozi 75g de chuchu com sal, azeite, um dente de alho pequeno e um pedacinho de cebola. Como fiz a sopa na bimby aproveitei para cozer a vapor 14g de couve portuguesa cortada e umas folhas de coentros picadinhos. Triture a sopa, junte a couve e os coentros e sirva. Como bom português o Vasco adorou o caldo verde da mamã (Yupiiii!).
Prato principal: Para a restante família fiz bacalhau espiritual, para o Vasco teve de ser "cenoura espiritual", mas não ficou menos saboroso por isso. Refogue uma cebola pequena e um dente de alho com azeite. Quando a cebola estiver transparente junte 1 cenoura ralada e deixe refogar mais um pouco. Demolhe uma fatia de pão especial em caldo de legumes. Entretanto prepare um molho bechamel com 1 colher de sopa de margarina, 1 colher de sopa de maizena e 1 pacote de leite especial. Junte duas colheres de sopa de nata vegetal e tempere com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. Junte o pão especial bem escorrido e esfarelado ao refogado da cenoura e incorpore por fim o molho bechamel. Misture bem. Leve ao forno a gratinar e sirva. De acompanhamento, para todos, fiz couves salteadas em azeite e alho e grelos salteados em azeite e passas. O Vasco adorou grelos!

Sobremesa: Fiz rabanadas e filhoses de maça. Para 2 rabanadas (esta é a receita que levei para o lanche de Natal no CCB mas desta vez fiz com pão caseiro): Misture 1 colher de sopa rasa de farinha de custarda, 80ml de leite de arroz simples, 1 colher de chá de substituto de ovo, 1 colher de café de canela, 1 colher de chá de açúcar mascavado, uma pitada de sal e de noz moscada. Demolhe rapidamente (não deixe ensopar) as fatias de pão nesta mistura e frite num pouco de manteiga numa frigideira antiaderente. Polvilhe com açúcar e canela. O Vasco não gostou muito de rabanadas (não se pode ganhar sempre...) mas ficaram muito boas mesmo.

Filhoses de maçã: Retire o caroço, descasque e corte às rodelas 2 maças médias. Borrife com sumo de limão e açucar. Entretanto prepare um polme com 1 colher de sopa de farinha de custarda, 4 colheres de sopa de farinha especial (resulta quer com a loprofin quer com a taranis) 1 colher de chá de fermento instantaneo, junte água com gás aos poucos até formar uma mistura cremosa (não deixe ficar muito liquida). Envolva as rodelas de maça nesta mistura e frite em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e envolva em açucar misturado com canela. O Vasco devorou uma destas ainda morna. Como me sobrou polme experimentei também passar rodelas de banana no polme e fritar e resultou bem. Acidentalmente já tenho uma versão hipoproteíca da "oriental" banana frita, que fica deliciosa acompanhada de uma bola de gelado.



Como os frutos secos também são tradição na nossa casa, decidi reunir num único prato os que o Vasco pode comer, para prevenir que alguém da família mais distraido com a dieta dele se enganasse na hora de lhe dar algo para petiscar: passas, damascos, tâmaras, e inovei ao comprar cubinhos de papaia, cubinhos de côco e banana desidratada. Este prato fez imenso sucesso.



Espero que tenham gostado das ideias e das receitas. As fotografias não estão famosas, mas isto de fazer de cozinheira e fotógrafa tem muito que se lhe diga. Na minha opinião, a ceia de Natal do Vasco foi tão saborosa e variada como a da restante familia e a diferença entre ambas as "ementas" foi reduzida ao mínimo que consegui. Este é sempre o meu maior objectivo. E que tal foi a vossa ceia de Natal?


Beijinhos e Boas Festas a todos!

4 comentários:

  1. Chef Paula,
    Estás de Parabéns e o teu Vasquinho sortudo também! E já agora, esse teu polme vai já directamente para os meus básicos salgados e doces. A ceia de Natal do João passou ao lado mais este ano, ficou-se pelo bolo de anos do dia anterior, as azeitonas que não dispensa e uma bela sopa. Não fiz doces de Natal para ninguém (que escândalo!)para além da mousse de chocolate com romãs maceradas que o João adora(as romãs, claro!). Tive imensos problemas no almoço do Dia de Natal com as batatas fritas, é louco por batatas fritas e não queria parar de as devorar quando a autorização das batatas anda apenas por uma Parte... O teu prato espiritual vai directamente para as ementas do João. Cá em casa faço a versão inadaptável do bacalhau cozido com batatas e couves. Para o ano come as couves e as batatas que são uma delicia.
    Obrigado pelas ideias maravilhosas e Parabéns
    Beijuzinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Chef Sofia,
    Obrigada. O Vasco também é louco por batatas fritas e agora não posso colocar uma sequer à frente dele.
    Para a consoada faço sempre um prato diferente de bacalhau porque não aprecio comer bacalhau cozido(bacalhau espiritual ou bacalhau com natas ou bacalhau com frutos do mar) e agora dá imenso jeito porque assim é mais fácil fazer uma adaptação para o Vasco com aspecto similar.
    O polme é realmente muito versátil e dá para doces e salgados. Experimenta as filhoses de maçã para o Ano Novo. É uma receita rápida de se fazer e vais ver que todos vão adorar.
    Beijuzinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Paula por estas receitas super apetitosas.
    O André fez agora um aninho e então mais uns dias irá iniciar as refeições mais solidas porque ainda só come sopas e purés.
    Tenho muitas duvidas que tipo de comidas depois irei fazer, pois para mim cozinhar legumes era só cozidos. Vou assim tirando ideias para daqui a mais uns dias colocar em pratica.
    Ja agora como é que faz o arroz para o seu Vasco?
    É que o arroz hipoproteico é quase igual à massa só muda a forma de letrinhas para bolinhas tipo o arroz.
    Como se cozinha?
    Faz-se igual ao nosso arroz ou há alguma maneira diferente?
    Se tiver mais umas receitas que possa publicar agradeço-lhe imenso pois agora esta a chegar mais uma etapa com duvidas.
    Que refeições fazer para o André já que não sei muito como depois variar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Grelos salteados em azeite com passas? Humm, é a minha cara! Deve ser delicioso. Vou tentar a sorte.
    Beijus
    Sofia

    ResponderEliminar